As melhores sapatilhas de Mountain Bike

Para você que está começando a pedalar, saiba que equipamentos adequados fazem toda a diferença para você obter seu melhor desempenho, como no caso da sapatilhas de ciclismo para Mountain Bikes.

As sapatilhas são tão importantes, que inclusive podem proporcionar maior segurança para os ciclistas.

Elas te auxiliam a manter os pés “encaixados” exatamente da maneira mais adequada possível sobre os pedais, de forma que você possa usar mais força para mover a bike e manter sua estabilidade nos terrenos irregulares sem risco dos pés escorregarem.

Veja nesse artigo quais são as melhores sapatilhas de Mountain Bike disponíveis no mercado para que você compre o modelo mais adequado à sua necessidade.

sapatilhas scott
Sapatilhas de MTB marca Scott

Características das Sapatilhas de Mountain Bike (MTB)

Existem algumas características básicas em uma sapatilha de MTB para que você fique de olho quando for comprar a sua e garantir que não está sendo enganado pelo vendedor ou site.

Primeiramente, a maioria dos modelos são feitos de couro sintético, borracha e fibra de carbono. Além disso, todas as sapatilhas possuem tacos, que são como travas que são colocadas na sola para serem presas aos pedais na hora de pedalar.

tacos de sapatilhas
Sapatilha Mattos. Acima estão os modelos de tacos que acompanham ela.

O fechamento em cima é como sapatos comuns, podendo ser de velcro ou cadarço. Existem também alguns fechamentos com tiras de ajuste, porém são para modelos de maior investimento.

Todos os três tipos de fechamento funcionam bem para manter as sapatilhas firmes nos seus pés.

As melhores sapatilhas de MTB

Northwave Terrea Plus

Essa sapatilha é leve e resistente. Seu material é de maioria em couro sintético, tendo apenas o calcanhar feito de borracha reforçada, para que haja maior proteção contra contra batidas, e seu fechamento é de velcro.

É um dos modelos casuais mais populares. Seu design tem o estilo clean com uma única cor, no caso desse modelo, o preto, mantendo apenas o logo da marca na ponta.

Fizik R5 Uomo

Este modelo de sapatilha também serve para o ciclismo de estrada. A Fizik R5 Uomo é uma sapatilha de alta qualidade, pois foi desenvolvida em colaboração com ciclistas profissionais que disputam World Tour, Jogos Olímpicos e outros campeonatos ao redor do mundo.

Seu modelo de taco é um pouco diferente, sendo uma peça em formato triangular, como na imagem abaixo.

Taco das sapatilhas Fizik
Taco das sapatilhas Fizik.

Por ter sido fabricada junto a uma consultoria de atletas profissionais do ciclismo, ela possui uma mistura cuidadosamente trabalhada de tecnologias e materiais para uma boa aerodinâmica que gera melhor desempenho.

Seu tecido é de microfibra, que proporciona conforto e leveza, e suas perfurações nas laterais ajudam na gestão de temperatura.

Além disso, ela possui uma tampa de calcanhar refletiva para oferecer aos veículos visibilidade do ciclista nas estradas e garantir mais segurança.

sapatilhas fizik
Sapatilhas Fizik R5 Uomo em diferentes cores.

Shimano MTB M089L

As sapatilhas da marca Shimano modelo M089L são bem versáteis, porque assim como a Fizik, elas foram feitas para Moutain Bike, mas podem ser utilizadas em ciclismo de estrada ou spinning sem que você perca desempenho por isso.

Esse modelo é feito de couro sintético e malha respirável, parecida com a malha utilizada em uniformes de times de futebol, para evitar que a transpiração se acumule.

A sola é feita de borracha resistente e foi resultado de uma parceira da Shimano com a marca de pneus Michelin.

Mas o aspecto mais diferente e inovador desse modelo é o seu fechamento. A M089L possui um sistema de catraca para ajustar o fechamento parte de cima da sapatilha.

Seu funcionamento é da seguinte maneira: Há uma tira de plástico resistente e uma trava que ajusta o tamanho dessa tira para se adaptar ao seu pé. Além disso, o fechamento é bem seguro já que ele possui outras duas tiras, essas de velcro normal.

TSW MTB Cave

Essa sapatilha é feita para ser bastante durável, ideal para quem pratica o Mountain Bike com frequência.

Seu material é couro sintético, por ser fácil de limpar e não acumular muita sujeira. Além disso, ela possui alguns pontos de ventilação na lateral para permitir a entrada de ar.

A sola é construída em poliamida reforçada que proporciona grande resistência a impactos, tornando-a adaptável para todos os tipos de percursos. Ainda, caso você precise descer da bike para carregá-la enquanto passa por terrenos muito irregulares, ela proporcionará uma boa firmeza nos pés, evitando que você caia.

Shimano XC-51

O modelo XC-51 da Shimano é uma das mais tecnológicas no mercado.

A parte de cima é feita de couro sintético e selada para que não entre sujeira durante o pedal, ajudando a manter a vida útil da sapatilha.

A sola é feita de fibra de carbono, para que tenha peso leve e continue rígida para que você fique com o pé firme no pedal. A entressola, que fica entre a palmilha e a sola, é feita de fibra de vidro, para oferecer mais resistência.

O fechamento tem uma catraca semelhante ao modelo M089L, mas a da XC-51 é mais larga para poder distribuir a tensão de forma confortável aos pés.

Como verificar o tamanho de sapatilhas importadas

Escolher o tamanho de sapatilha é fácil, pois é como escolher o tamanho de qualquer sapato comum. Porém, caso você queira comprar algum modelo importado pela internet, pode ser que o site mostre uma numeração diferente da utilizada no Brasil.

Para te ajudar, montei a tabela abaixo. É só consultá-la quando for comprar sua sapatilha de MTB.

 

Além da tabela, você pode ficar atento a outros detalhes importantes: Se seus pés costumam “inchar” durante os treinos, considere comprar um número maior do que o habitual.

Dessa forma você pode ficar mais a vontade para curtir o pedal, sem ter que ficar reajustando a sapatilha o tempo todo e se sentindo incomodado.

Por último, é normal sentir um desconforto inicial com as sapatilhas. Isso acontece porque elas possuem as solas mais duras do que sapatos comuns, mas é só uma questão de costume.

Agora você está pronto para pedalar na sua Mountain Bike.

Curtiu essa dica? Se você usa alguma outra sapatilha de MTB que considera muito boa também, deixe um comentário aqui na postagem.

Bons treinos!

Deixe seu comentário