Barato! Conheça ótimas bikes de baixo custo

Andar de bicicleta tem sido uma alternativa de exercícios para muitos que não curtem tanto academia, mas logo deixa de ser um exercício alternativo para virar uma paixão, só que ainda existem dúvidas se uma boa bike para prática do pedal é algo caro ou barato.

Para você se dedicar, claro que precisará de um pouco de investimento, mas para trajetos simples e caso você não tenha pretensão de pedalar diariamente, exigindo mais da sua bike, existem opções baratas e ótimas para se usar. Isso é o que mostraremos aqui nesse post.

Primeiramente, lembre-se que barato não é um sinônimo de baixa qualidade! É tudo uma questão de saber pesquisar e optar pela bike com o melhor custo-benefício para você.

Para quem deseja bike de passeio

A Bicicleta Legend Aro 29″ da South Bike possui um design robusto e ótimo custo-benefício.

modelo barato bicicleta south bike
Legend, fabricada pela South Bike.

Essa é uma empresa brasileira que fabrica vários modelos diferentes de bikes, assim como alguns componentes específicos.

O maior destaque da empresa está nas bikes urbanas, e a Legend é um exemplo. Ela tem quadro de alumínio, freio a disco, 21 marchas e selim acolchoado, perfeito para que você aguente fazer longos passeios sem cansar a lombar.

Se você não quiser fazer um investimento muito alto, esse modelo poderá te atender bem.

south bike legend monocromatica
Modelo na cor branca.

Algo barato, mas que ainda consiga lidar com trajetos longos

Caloi é conhecida muito mais por suas bicicletas mais baratas. A Lazer Andes Aro 26 é um modelo prático e de boa qualidade, com 21 marchas, sendo o câmbio dianteiro de 3 velocidades e o traseiro com 7 velocidades.

bike barata da Caloi
Lazer Andes Aro 26 da Caloi.

Ela é mais barata que a anterior já que seu freio é do formato clássico V-Brake, mas as rodas com aros de parede dupla e sua suspensão dianteira permitem que seus pedais sejam tanto na estrada como em terrenos levemente acidentados.

Bike para viagens

Quem curte viajar com a magrela precisa que ela tenha todos os equipamentos adequados para carregar as malas, com bagageiros que tenham espaço suficiente e sejam bem colocados de forma que não atrapalhe o pedal.

No caso dessa outra brasileira, a Super Cargo da Master Bike ela pode ajudar muito, seja com cargas leves ou pesadas.

super cargo bicicleta
Super Cargo na cor azul.

Já é um modelo bastante utilizada por empresas, como o Correios, por exemplo, mas ela também pode ser uma boa bike de viagem. A Super Cargo possui bagageiro frontal, um kit de para-lamas e protetor de engrenagem em aço carbono. Todo esse aparato irá permitir que você proteja suas malas em trajetos de lama por exemplo.

O guidão é alto, permitindo a postura mais reta e, caso você use mochila para levar algo para o trabalho, você pode adotá-la para o dia a dia, não só economizando na gasolina como também fazendo um mínimo de exercício diário.

detalhes super cargo
Detalhes do bagageiro frontal.

Seu aro é 36 e ela não possui jogo de marchas. O material do quadro e guidão é aço carbono, que é bem mais reforçado que o alumínio e ajuda a aguentar o peso das bagagens sem problema.

Uma boa opção no ramo de Mountain Bikes

Sabemos que algo barato no ramo de Mountain Bike é difícil e até perigoso, já que se trata de uma modalidade em que a bike precisa ser bem robusta e de qualidade para não quebrar.

Porém, a Colli Bikes possui um modelo que consegue entregar o mínimo que uma MTB precisa sem custar muito caro. Claro, essa bike talvez não será a melhor opção para os experientes em MTB, mas para quem for iniciante estará de bom tamanho.

Esse modelo é a Full-S GPS 220, ideal para fazer trilhas, pedalar em terrenos irregulares, mas sem restringir a opção de estradas normais e ciclovias.

mtb colli bikes vermelha
Full-S GPS 220 fabricada pela Colli Bikes.

O quadro e guidão são feitos em aço carbono, ela possui freios a disco independentes nas partes traseiras e dianteiras e um duplo sistema de suspensão, que torna as manobras no MTB mais seguras e precisas.

mtb barato colli bike
Detalhes da suspensão traseira.

Além disso, são 21 marchas com várias opções de resistência para que seja possível se adaptar a diferentes percursos, sem perder conforto e segurança.

Bom e barato para prática de manobras (BMX)

Para quem curte ver Mat Hoffman e Ryan Nyquist, mas precisa de uma bike um pouco mais em conta para começar a prática de manobras, a Cross Extreme 110 da Colli Bikes é uma boa pedida.

barato no mercado bmx cross extreme.
Cross Extreme 110 da Colli Bikes, modelo na cor preta.

A vantagem das bicicletas BMX é de serem perfeitas para crianças e adultos, pois são bikes fortes e resistentes mesmo sendo pequenas, tornando possível ser utilizada por ambos os públicos.

Seu aro é tamanho 20″ e os freios são modelo V-Brake, mas como no BMX freios e marchas não são o foco, e sim a estrutura e rodas, ela dá conta do recado com seu quadro de carbono bem resistente.

Qual a melhor opção?

A melhor bicicleta sempre vai ser aquela que atenda às suas necessidades, mesmo que seja uma bem simples. Buscamos aqui trazer boas opções de diferentes categorias a fim de abranger os mais diferentes perfis de ciclistas.

Mas no fim, quem tem o maior poder de decisão é você. Defina o principal da sua bike (lazer trabalho, viagens, MTB…), depois, busque opções e tenha em mente itens indispensáveis como um Selim confortável, para não acabar com sua experiência de pedal, uma bike com a altura certa e conjunto de marchas caso não seja uma BMX (entre 7 e 9 Marchas é suficiente).

Andar de bicicleta é uma atividade física que pode ser muito benéfica para a saúde e para o corpo. Você irá melhorar seu humor e manter o corpo em movimento, evitando o sedentarismo, não deixe de praticar!

Se ainda tem alguma dúvida ou caso queira deixar sua sugestão para achar algo barato e de qualidade, comente aqui nesse post.

Aproveite o tempo para ler mais sobre o mundo do pedal aqui no blog Viver de Bike, e bons treinos!

Deixe seu comentário