Como comprar minha primeira bike MTB

Está empolgado(a) para comprar a sua primeira Mountain Bike e ir de vez para um pedal mais desafiador? Então é bom fazer isso com o devido preparo, o que inclui vários fatores como o modelo da bike e quais as suas intenções dentro da prática do MTB, já que existem várias subcategorias.

É preciso ter um mínimo de conhecimento para não fazer escolhas erradas e acabar se decepcionando simplesmente porque estava mal informado, portanto, vamos te dar uma ajuda aqui para fazer a melhor compra da sua primeira bike mtb.

mtb e capacete

Qual a modalidade escolhida?

O primeiro item e o que mais vai pesar na sua escolha é a modalidade da bike.

Existem várias categorias de MTBs: e-MTB, Enduro, Cross Country, Downhill… indo até as bikes de trilhas que são mais comuns. Você já tem uma modalidade em mente? Pensou em adquirir uma bike que possa ser adequada para tudo? (são as mais caras).

Caso não conheça ainda as diferentes MBTs, veja um pouco sobre cada uma:

A mais popular

A mais conhecida é a Cross Country, feita para pedais em estradas de terra. São leves resistentes para aguentar a trepidação causada pela irregularidade do terreno. Sua característica mais notável são os pneus mais largos para proporcionar maior aderência.

comprar bike cross country
MTB Cross Country.

Para iniciantes

Apesar de a mais conhecida ser a Cross Country, a bicicleta que melhor se adéqua a quem está começando no Mountain Bike é a bike de trilha (trail bike).

Bikes de trilha, assim como as de Cross Country, possuem boa eficiência de pedalada, mas no caso da de trilha elas têm um melhor amortecimento para que você não perca o controle nas descidas, como nas bikes para downhill, só não no mesmo nível de exigência.

comprar trail bike
Bicicleta de trilha modelo Fat Tire (“Pneu gordo”, na tradução).

Como o foco dessa bike não está no rendimento de subida ou descida, somente no conforto do trajeto, ela é ideal para iniciantes.

Seus componentes também não são os mais robustos do mercado, o que ajuda no preço. Entretanto, isso não impede que você aprecie o seu pedal com ela, já que é uma bike confortável.

Além disso, a possibilidade de melhorias nos componentes dela são maiores, o que influencia no custo final, mas pode ser algo a se fazer somente no futuro.

bike trilha
Bike de trilha da Norco.

Outra opção para os novatos em MTB é a e-MTB. É um modelo mais recente, mas que já tem muitos fãs.

comprar e-mtb
e-MTB da Fantic.

Essa bike foi feita para implementar tecnologia de ponta nas MTBs usando um motor elétrico (O “E” no começo do nome vem de electric, ou seja, uma MTB elétrica). e-MTBs ajudam bastante os ciclistas que lidam na maioria dos trajetos com grandes subidas, diminuindo a exigência na pedalada.

O que acaba pesando é seu preço, pois as e-MTBs são bem caras.

Para comprar e se aventurar

Agora, se sua vontade é de fazer descidas radicais e com velocidade, é melhor ir comprar uma MTB Downhill.

comprar downhill
MTB Downhill.

Essa bike foi feita para conseguir alcançar uma boa velocidade ao descer montanhas e terrenos irregulares. Portanto, o quadro obrigatoriamente precisa ter full suspension (suspensão integral) nas duas rodas.

Ela também tem freios a disco potentes e uma geometria ergonomicamente criada para que durante freadas bruscas e movimentos rápidos você não seja arremessado(a) para longe.

Fica a seu critério a escolha da primeira MTB, claro, mas não recomendamos a Downhill logo de começo, pois ela exige experiência nesse novo tipo de trajeto e habilidade para lidar com os freios.

praticando downhill
Downhill exige habilidade.

Comprar e treinar suas habilidades

Por último, caso deseje ficar no meio termo entre Downhill e Trilha, sua melhor opção são as MTBs Enduro.

comprar enduro
MTB Enduro.

Como ela junta a capacidade de descida da downhill com o conforto nas subidas da bike de trilha, é praticamente uma 2×1, o que a torna um pouco mais cara, mas pelo menos você pode saber que ela vai entregar o que promete.

Bikes Enduro são leves e com amortecimento de 150 a 170 mm de curso. Esse valor pode mudar um pouco, mas o ideal é optar pelos maiores. Outra adição bem-vinda para ela é um canote de selim hidráulico, dessa forma você consegue controlar a altura do selim com mais facilidade.

canotes de selim hidráulicos
Canote de selim hidráulico.

Quanto pretende gastar?

Mountain Bikes já são naturalmente mais caras que outras bikes mais comuns, mas dentro desse nicho ainda existem várias marcas, cada uma com um nível de valor agregado que pode influenciar no preço.

Isso acontece porque mesmo sendo todas MTBs, você deve comprar aquela que mais se adequa ao tipo de terreno onde você irá pedalar.

Em outras palavras: quanto mais exigente é o trajeto, mais cara será a bike. Leve isso em consideração ao ler as especificações técnicas.

E é importante que você se lembre que o dinheiro não vai só na mountain bike, porque além dela você pode precisar de acessórios. Se você já pedala com frequência, talvez já tenha alguns básicos como capacete, óculos e garrafa d’água, mas outros itens como uma mochila ou roupas feitas para a prática do esporte serão necessários também.

mt biker mochila e capa
Até mesmo a capa de chuva precisa ser bem escolhida para não te atrapalhar.

Ok! Com tudo isso em mente, comece a levantar os possíveis custos e estipule a faixa de preço que você pode arcar. Faça uma pesquisa bem a fundo sobre as variadas marcas existentes no mercado, veja avaliações sobre elas e converse com outros colegas ciclistas ou atendentes em lojas especializadas sobre as melhores escolhas.

comprar bike online
Faça uma boa busca online.

Considere o tamanho quando for comprar sua MTB

O principal item na parte ergonômica sobre sua bike é o tamanho. Existem modelos de quadros específicos para cada pessoa e é preciso ter certeza de que você está comprando um adequado para você.

loja mountain bikes
Em lojas físicas, existe a vantagem de poder dar uma olhada mais de perto na bike desejada.

Uma dica de compra no caso das Mountain Bikes é optar por aquelas com triângulos dianteiros mais longos. Já que durante sua pedalada você irá enfrentar um terreno irregular e terá que aguentar bastante impacto, o triângulo dianteiro precisa permitir que você apoie seu peso sobre ele sem que a bike vire para frente.

Outro fator que ajuda muito é experimentar antes de comprar. Se for possível fazer isso, você fará uma compra mais segura pois está ciente de que a bike está no tamanho ideal para você.

mbt usada
Mountain Bike Usada.

“Devo comprar uma bike usada?”

Pode até ser possível encontrar alguma bike em bom estado e com um preço mais acessível por ser usada, mas o melhor é não comprar. Quem é iniciante em MTB ainda não tem experiência suficiente para avaliar a bike sendo vendida, e mesmo quem você mostre fotos a um amigo que conheça mais do assunto, a melhor avaliação seria levando ao mecânico e quem está vendendo dificilmente vai permitir que você desmonte a bike para dar uma olhada nela.

MTB exigem manutenção frequente por serem usadas em terrenos que exigem mais de sua estrutura, portanto o risco de comprar um equipamento que por fora parece ótimo, mas que nos detalhes mais sutis está em péssimo estado de conservação é grande. Caso você conheça o dono e confie, a decisão é por sua conta, mas ainda consideramos melhor evitar Mountain Bikes usadas.

mbt usada
Mountain Bike Usada.

Não limite suas opções

Não fique preso a um único modelo, primeiramente porque você pode acabar não o encontrando para venda e ficará perdido ao ter que escolher outro. Além disso, é bom ter opções diferentes para poder compará-las e conferir o melhor que cada uma tem a oferecer, mas procure não fazer uma lista gigante, mantenha-se entre 5 a 7 opções.

fazendo lista de compras bike
Faça sua lista.

Talvez mesmo com essa lista, você comece a verificar as vantagens de cada bike e consiga afunilar ainda mais para deixar só as melhores a sua espera.

Outra dica para sua lista é colocar bicicletas de diferentes fabricantes, para que você não acabe com várias opções de uma mesma marca que entre si não tem nada além da estética de diferente.

Adquirir seguro é necessário?

Essa é uma dica para o pós compra. Soa estranho querer fazer um seguro para a sua bicicleta? Se você a utiliza com frequência ou pretende passar a ser mais ativo com a bike, é algo a se considerar.

pensando
Pense sobre isso.

Falamos, principalmente, pela questão de segurança, mas não é só isso, essa é uma forma de garantir que seu investimento não se perca por conta de um incidente ou roubo.

Tudo a seu tempo

Acompanhando mídia sobre ciclismo, incluindo nosso blog aqui, você aprende muita coisa sobre esse universo bem extenso do pedal e você pode achar que precisa estudar tudo o que for possível sobre as MTBs antes de ter a sua. Mas não fique tão fissurado nisso, no começo o mais importante é o seu pedal, então foque ter bicicleta que esteja de acordo com o que você precisa no momento.

Depois de um tempo vivendo o MTB (e acompanhando nosso conteúdo 😎) você vai conhecer novas tecnologias e conceitos e saberá melhor o que precisa para evoluir nesse meio, pois independentemente se for só um hobby, é muito bom saber que estamos evoluindo, isso nos motiva.

mtb biker
Bora pedalar!

Essas foram nossas dicas para você comprar sua primeira Mountain Bike. Se ainda tem alguma dúvida ou caso já esteja no mundo do MTB e queira compartilhar sua experiência, comente aqui nesse post.

Aproveite o tempo para ler mais sobre MTBs aqui no blog Viver de Bike para se preparar com conteúdo de qualidade.

Bons treinos!

Deixe seu comentário