Como escolher a melhor bike para começar a pedalar

Seja para quem vai começar a pedalar em uma nova modalidade ou quem deseja entrar pela primeira vez no mundo do pedal como um esporte, acabam surgindo dúvidas de como escolher a melhor bike para poder começar com o pé direito.

Além disso, é preciso saber qual das modalidades disponíveis tem mais a ver com o seu perfil para que não haja desânimo em continuar.

Bike de estrada, touring, downhill, triathlon… Todas terão  seus prós e contras e nesse post você verá qual o melhor tipo de bike para você começar a pedalar.

Loja de bikes
São várias opções de bikes.

Vamos começar com o básico

Se estiver empolgado(a) para começar a pedalar logo e quer algo mais simples, a Bike híbrida é o modelo recomendado.

Começar bike hibrida
Bike híbrida, também chamada de urbana.

Ela possui um design confortável, tornando possível iniciantes percorrerem grandes distâncias sem sentir muito incômodo. Essa praticidade também possibilita carregar mochilas caso você queira ir para o trabalho com ela, andando em meio ao trânsito.

As bikes híbridas também possuem pneus mais largos com ranhuras feitas para enfrentar os dias de chuvas.

Entretanto, se você está buscando alta performance, não vai encontrar aqui. Híbridas não tem uma relação de marchas tão boa quanto as de uma Mountain Bike, por exemplo, porque são mais limitadas.

começar bike trek hibrida
Bike híbrida Trek.

Mountain Bikes

Também chamada de MTB, a mountain bike surgiu na Califórnia e foi adaptada para aguentar descidas das montanhas (daí o nome) e trajetos dentro de florestas. Mas, hoje já existem até subcategorias dentro das mountain bikes, porque a prática vem diversificando bastante.

São três categorias: Downhill, Hardtails e Full Suspension.

Bikes downhill tem como diferencial sua suspensão dianteira que possui uma área de impacto maior, para ajudar a bike absorver os impactos dos saltos na descida de montanhas.

Porém, por esse ser o foco da downhill, ela não é muito adequada para pedalar em em retas e subidas, pois dá menos rendimento.

As hardtails possuem um quadro comum, com suspensão dianteira boa o suficiente para amortecer as descidas em solo e irregulado.

Seus pneus são ligeiramente mais largos e com cravos mais altos para melhor aderência ao solo.

Ela também se tornou uma opção para ciclistas que querem pedalar em área urbana, porque a hardtail pode passar por irregularidades das ruas com facilidade.

Full suspension são bikes que utilizam uma suspensão chamada Shock. Foram feitas para modalidades mais competitivas como o Cross Country e Enduro.

Essas competições são focadas em trechos de subidas e descidas em diferentes níveis técnicos e feitas em “terrenos difíceis”. Ou seja, ela foi fabricada para enfrentar lama, pedras e estradões bem irregulares, é por isso que o amortecimento precisa ser o foco para garantir conforto e tornar a bike durável.

MTBs envolvem investimento

Mountain bikes são bicicletas mais “hardcore”, tem freios excelentes e uma suspensão que aguenta muita coisa. Entretanto, ela vai exigir de você manutenção mais cara para manter tudo em ordem.

Portanto, se decidir que vai enfrentar trajetos irregulares com sua mountain bike, esteja preparado para um investimento um pouco maior.

começar com mountain bikes
Mas esteja certo de que o visual que vai encontrar nas suas pedaladas será incrível!

Para quem for começar nas pistas

As bikes fixas são o tipo perfeito para isso. Elas tem um visual bem diferentes de bicicletas comuns, são leves, não possuem câmbios e nem freios.

Em outras palavras, o foco delas é velocidade, por isso a estrutura precisa evitar o máximo de peso na bicicleta.

bike pista começar a pedalar
Bicicleta fixa.

Esse é um modelo mais restrito a pistas adequadas para bikes e que sejam niveladas.

Isso porque caso ela seja utilizada em área urbana, você não terá os freios para evitar obstáculos como buracos na rua, pedestres ou semáforos, o que torna tudo mais arriscado. Além disso, por não possuir marchas, fica bem complicado encarar subidas.

“Quero começar a fazer Triathlon”

Tanto Triathlon quanto Time Trial são modalidades focadas em realizar determinado percurso no menor tempo possível. Para esse estilo, existe as bikes TT (referência a Time Trial) onde o ciclista fica em uma posição pouco mais horizontal, para melhorar a aerodinâmica e aumentar a velocidade.

bike para começar a fazer triathlon
Bike TT.

Alguns modelos dessa bike inclusive escondem os freios para que os manetes não causem muito atrito com o vento e isso te ajude a fazer tempos melhores de trajeto.

Geralmente essas bikes são mais caras já que seus materiais precisam ser leves e resistentes.

Se você estiver começando agora no triathlon, mesmo que já tenha pedalado com outros tipos de bike antes, é normal sentir um certo incômodo devido ao posicionamento do corpo.

Porém, tudo é questão de costume e bastante treino.

homem fazendo triathlon
Bike Canyon.

Freestyle

Freestyle é um modalidade completamente diferente que envolve muito mais a técnica do ciclista.

Para esse estilo, as melhores bikes são as BMX, bicicletas pequenas e rápidas que são ótimas para praticar manobras.

Bike BMX.

Essas bikes não são feitas para performance, o mais importante para o freestyle é que ela seja compacta para oferecer agilidade nos saltos.

bmx manobras
Pistas de skate são ótimas para treinar algumas técnicas com a BMX.

Bike Touring

Essa é a modalidade para quem deseja juntar o pedal com o gosto por viajar longas distâncias.

Bike Touring é um modelo adaptado para que seja possível carregar malas e viajar pela estrada sem que a bagagem atrapalhe o ciclista.

bike touring
Bike Touring possui apoios na frente e atrás para colocar malas.

O foco dessa bike está em manter o desempenho e conforto. Seu único ponto contra seria caso você quisesse participar de uma corrida, pois em comparação com outras bikes essa perde feio.

bike touring
100% preparado para viagem.

É importante não exagerar

Independente de estar começando agora a pedalar com frequência ou não, tenha cuidado com o exagero.

Conheça e respeite seus limites, vá treinando e conforme o tempo passar você será capaz de realizar desafios maiores.

Dica extra: Continue visitando o blog

Para quem está começando, é bom ler bastante sobre ciclismo, visitar sites de marcas conhecidas, enfim, ver esse assunto com frequência.

Isso será bom para que você entenda não só sobre as bikes em geral, como também cada peça, acessório, etc. assim saberá o que fazer quando quiser dar uma melhorada na sua bike.

Gostou? Agora que você conhece as melhores bikes de cada categoria, basta ver qual é a que mais combina com seu perfil mandar ver nas pedaladas!

Bons treinos!

Deixe seu comentário