Como lavar sua bike de maneira correta

Independente da frequência de uso da bike, lavar sua companheira de estrada é essencial. Claro, se você está sempre saindo para uma pedalada, precisará fazer isso mais vezes, porém, de qualquer forma, esse é um processo essencial para manter a bike em boas condições por mais tempo.

Para te ajudar, fiz esse post com tudo que você precisa saber para lavar sua bike corretamente. Dá uma olhada!

1. Escolha os produtos certos para lavar a bike

Primeiramente, você começa com uma boa escolha dos produtos que vai usar. A maioria deles são fáceis de encontrar no supermercado, talvez você até mesmo já tenha em casa, já que se trata de materiais de limpeza do dia-a-dia.

Mas, é melhor que você reserve um kit só para a bicicleta. Essa recomendação é para que seja evitada a contaminação cruzada de produtos químicos e a graxa das peças da bike.

A lista de produtos indicados para lavar a bike é a seguinte:

  • Balde;
  • Pano de microfibra;
  • Esponja;
  • Pincel;
  • Escova de limpar pneu;
  • Sabão ou detergente neutro;
  • Lubrificante;
  • Removedor de graxa.

O lubrificante e o removedor de graxa recomendo que sejam versões próprias para bike, porque produtos como estes que são destinados para outras finalidades podem acabar destruindo o acabamento do quadro e de outros componentes.

2. Ao começar a lavar, cuidado com mangueiras de pressão

Mangueiras ou Lavadoras de pressão, também chamadas de WAP, irão comprometer os rolamentos da bicicleta caso o jato de água seja direcionado diretamente.

Portanto, caso esteja utilizando uma para lavar sua bike, evite direcionar o jato nos cubos, freehub, caixa de direção e movimento central. E mantenha o jato fraco, se não a sujeira pode ser “empurrada” para dentro das peças menores.

lavar bike com vap
Lavando bike com mangueira de pressão

Jogue água nela toda primeiro, para que a sujeira (barro, poeira…) comecem a sair aos poucos.

3. Fazendo a limpeza geral

Agora que a bike está úmida, será feita a limpeza mais pesada. Com esponja e sabão neutro, esfregue as partes sujas da bicicleta para tirar aquilo que ficou impregnado após o primeiro enxágue.

Importante: Faça movimentos suaves com a esponja para não riscar o quadro da bicicleta. Caso a bike esteja muito suja, jogue um pouco mais de água e insista com a esponja em movimentos leves até que saia tudo. Se preferir, pode trocar a esponja por uma escova, mas não a escova de pneus.

lavar bike escova
Esfregando a bike com escova

Os pneus também exigem cuidados e uma escova específica para esfregá-los para que seja feita uma melhor limpeza nas bandas de rodagens. Comece molhando os pneus e vá tirando aos poucos toda a sujeira grudada neles.

Faça isso em um pneu de cada vez, e será melhor desmontar a roda para que o quadro não atrapalhe na limpeza.

escova de pneu lavar bike
Esfregando pneu da bike para limpar as bandas de rodagens.

4. Limpando as marchas

Na limpeza da relação de marchas, use o desengraxante para bike. Ele além de tirar a sujeira e graxa velha, evitará que as marchas sejam danificadas ou fiquem com manchas.

lavar bike e limpando marchas
Utilizando removedor de graxa na relação de marchas

Após passar o produto em toda a relação, espere a sujeira sair. Então, dê uma passada de pincel nas peças para garantir que retirou toda a sujeira.

5. Após lavar, use lubrificante nas peças

Agora, use o lubrificante para deixar as peças, que estão limpas, prontas para o uso novamente.

Use o produto em correntes, molas, cabos, condutores, canotes e engates da bike. Nos lugares onde não consegue alcançar, o pincel é a ferramenta certa para o serviço.

lubrificando bike
Passando lubrificante nas correntes

Lembre-se de evitar o exagero! Mesmo com produtos específicos para bicicleta, o uso em excesso pode mais prejudicar do que ajudar.

6. Secando a bike

Enfim, tudo está limpo, basta enxugar a bicicleta com o pano de microfibra. Depois, recoloque as rodas caso as tenha tirado para limpar os pneus e gire um pouco o pedivela para ajudar a secar a relação de marchas.

secando bicicleta após lavar
Secando a bicicleta

Se você pretende ir pedalar mais tarde, pode deixar a bike secando ao ar livre para ajudar o processo a ir mais rápido.

7. Pronto! Sua bike está pronta para rodar novamente

Você já está sabendo como lavar direitinho sua bike, então só falta determinar a frequência de lavagens.

Isso dependerá do quanto você usa a bicicleta e também de qual tipo de bike estamos falando.

Para uma bicicleta de estrada, lavar uma vez por mês deve ser suficiente. E mesmo que ela não aparente estar muito suja, é bom dar um trato na magrela para evitar uma limpeza pesada que dá mais trabalho.

Por último, no caso de mountain bikes, a frequência de lavagem precisará ser o dobro, isto é, a cada 15 dias ou 2x no mês. Entretanto, se você perceber que a bike está coberta de lama ou areia, é melhor já lavar antes do próximo pedal.

bike vermelha
Onde será seu próximo pedal?

Gostou das nossas dicas? Caso você use mais algum produto ou acessório na limpeza da sua bike, deixe um comentário aqui na postagem para a galera!

Bons treinos!

Deixe seu comentário