Segunda etapa da Copa Vale de MTB acontece em Silveiras

A segunda etapa da Copa Vale de MTB – Desafio Serra da Bocaina na cidade de Silveiras, apresenta aos ciclistas um percurso que vai aliar esporte, natureza, aventura, adrenalina, tradição e História do Brasil em uma prova de mountain bike.

Silveiras surgiu no final do século XVII em torno de um rancho de tropas, o da família Silveira – daí o seu nome. “ Vamos lá para os Silveiras “. Logo outros ranchos foram se instalando.

Silveiras no século XIX foi o mais importante núcleo de serviços dedicado ao tropeirismo do Brasil. Os ranchos atendiam os tropeiros e suas tropas que faziam as “trilhas do ouro” e da “ independência” .

O desenvolvimento foi acelerado já nos primeiros anos do século XIX com e chegada do café e em 1830 surgia a Freguesia dos Silveiras, no então enorme município de Lorena. Freguesia – era a definição da época caracterizando a implantação da Paróquia homenageando Nossa Senhora da Conceição de Silveiras, fortalecendo a capela antiga surgida em 1780, erguida no mesmo local onde está a Matriz.

Com o desenvolvimento constante, a freguesia foi elevada à condição de Vila em 1842 – desmembrando-se de Lorena e tendo a Nossa Senhora da Conceição, como padroeira. Vale registrar que a solicitação para a criação da Vila surgiu dos próprios silveirenses assegurando condições de independência e vida autônoma para a vila.
Naquela época viviam em Silveiras 3.300 homens livres e entre 1.600 e 1.700 escravos de origem africana.

A Revolução Liberal explodiu no Brasil e Silveiras foi palco doloroso de combates. Foi um período dramático para Silveiras. Sangrentos encontros deixaram 56 chefes de famílias assassinados pelas tropas do então Barão de Caxias na manhã de 12 de julho de 1842 e, aí estão as Trincheiras – para testemunhar aquela tragédia. Essas mesmas trincheiras foram reabertas em 1932 por ocasião da Revolução Constituinte… marcas profundas do civismo nesta terra.

O município de Silveiras foi a primeira Área de Proteção Ambiental do Estado de São Paulo.

A proposta do evento é incentivar, desta forma, o espírito competitivo dos praticantes de mountain bike e proporcionar uma oportunidade de confraternização para toda a comunidade de ciclistas do fundo do Vale do Paraíba e região, verdadeiros privilegiados pela possibilidade de acesso as áreas preservadas da Serra da Bocaina de beleza ímpar.
Acreditamos, ainda, que o incentivo a novos participantes é fundamental para a manutenção e crescimento do mountain bike no Brasil. A grande novidade desta edição fica por conta da participação especial de aspirantes e entusiastas do esporte na categoria LIGHT, com 32,20 km de percurso e com uma variação altimétrica muito pequena.

Serão três percursos, CATEGORIA PRO com 50 km e CATEGORIA SPORT, com 40,10 km, e categoria LIGHT com 32,20 km, sempre com lindos visuais da região da Serra da Bocaina na cidade de Silveiras, localizada no Vale Histórico Paulista.

Inscrições através do site: www.copavale.com.br

Deixe seu comentário