Top 5 bikes e-MTB (Bicicletas Elétricas)

Pretende entrar para a categoria de Mountain Bikes elétricas? Elas são cada vez mais populares e chamam a atenção do público, e apesar de serem mais caras que MTBs comuns, a e-MTB mostrou sua capacidade em juntar adrenalina e praticidade no pedal.

Acompanhe nesse post quais são as melhores e-MTBs disponíveis hoje no mercado.

e-mtb Ducati
e-MTB da Ducati.

Conheça as e-MTBs

Primeiramente vamos explicar o básico: uma e-bike é uma bicicleta equipada com componentes elétricos, no caso um motor, projetado para trazer uma força a mais para os momentos mais exaustivos do pedal.

No e-MTB o funcionamento varia em cada marca, mas em resumo o sistema de motor nas e-MTBs percebe em que marcha você está e então trabalhará para ter dar o apoio necessário, evitando que seja um impulso muito forte como em uma moto.

peças e-mtb
Nunca desmontou uma e-MTB? Então veja cada componente que vai nela.

1 – e-MTB E-Sommet (Vitus)

A E-Sommet da Vitus apesar de não possuir o melhor motor ou bateria com maior durabilidade, ela é a e-MTB com maior custo benefício de todas.

e-mtb e-sommet
E-Sommet com design nas cores vermelho e preto.

A Vitus trouxe seu melhor conjunto de componentes de bike com o motor da E-Sommet e inclui entre eles um garfo travel RockShox Gold 35 de 160mm. Ela é muito confiável para lidar com os terrenos irregulares do Mountain Bike.

O formato do quadro foca em ciclistas que querem um pedal mais técnico em locais desafiadores, ou seja, onde o motor ajudará na subidas difíceis e depois você conseguirá acelerar ao máximo na descida.

2 – e-MTB Levo SL Comp (Specialized)

A Levo SL da Specialized é parte de uma nova linha de e-MTB que busca dar a experiência mais próxima das Mountain Bikes tradicionais, porém com uma ajuda do motor em momentos de subidas mais íngremes que exijam demais do ciclista.

e-mtb da Specialized
Levo SL Comp, a nova bike da Specialized.

De acordo com a fabricante, o motor é bem leve e duplica a capacidade com a força que você põe nos pedais. A experiência de pedalar é diferente do que na maioria das bikes, mesmo as elétricas.

Além disso, é uma bike bem prática. Basta ligar o motor e sair pedalando, sem se preocupar em ajustar nada. Também há um aplicativo da própria fabricante que te ajuda a verificar o nível de bateria, distância percorrida, e outras informações direto no celular.

Por ser leve, isso significa também menos potência, sendo um motor de 320Wh de bateria, mas a Specialized garante que a bike não decepciona quando a força do motor é necessária, e a bateria é bem durável, com uma média de mais de 5 horas diretas. O único recurso que não existe são os “turbo boosts” que e-MTBs maiores possuem.

e-mtb specialized ambiente
É uma beleza!

3 – e-MTB Meta Power 29 Essential (Commencal)

A Meta Power 29 Essential é uma bike mais parruda e feita para quem precisa de componentes melhores e participar de competições. Suas rodas são aro 29″ e ela tem uma suspensão de 170mm na frente com uma de 155mm na traseira, além disso, conta com uma bateria que chega a ser quase o dobro da Levo SL, com 630Wh de potência.

e-mtb Meta Power 29 Essential commencal
A poderosa criação da Commencal, Meta Power 29 Essential.

Toda essa força é para ela mostrar a que veio, uma e-MTB pronta para desafiar as subidas mais difíceis que você possa querer fazer e enfrentar terrenos irregulares sem dificuldades.

Seu quadro, motor e bateria já são pensados inclusive para o cenário de e-MTBs de 2021 para que ela já chegue a frente da concorrência.

Uma opção que infelizmente não é possível para nós é comprá-la com desconto diretamente na Commencal, em Andorra, país de origem da fabricante que inclusive fica em uma região montanhosa entre a Espanha e a França. Isso inclusive mostra que eles têm área suficiente para fazer bons test drives nas bikes que produzem.

andorra montanha
Trilhas para percorrer certamente não faltam em Andorra.

4 – e-MTB Decoy Shred (YT)

A fabricante alemã YT (Young Talent) é conhecida por disponibilizar no mercado as melhores bikes em termos de performance, como a sua linha Decoy.

No caso da Decoy Shred, ela é uma bike feita por quem deseja testar os limites do pedal e dela própria.

YT Decoy Shred
Como resultado da busca por uma bike resistente, surgiu essa máquina!

Essa e-MTB inspirada nos modelos de Motocross está preparada para lidar com os piores terrenos de Mountain Bike. Possui aro 29 e um grosso na roda traseira, seu quadro é feito de carbono e tem componentes da melhor qualidade, já que estamos falando de uma marca tradicional no mercado.

5 – e-MTB Rail 9 (Trek)

Essa e-MTB da Trek é mais indicada para quem pratica o Downhill. Apesar do foco em descida, ela possui um motor potente de 625Wh, sendo uma companheira poderosa para enfrentar subidas também.

Rail 9 da Trek
Rail 9, a e-MTB feita para o Downhill.

A recomendação para o Downhill, especificamente, é por conta do garfo dessa bike, um RockShox Zeb Select+ de 160mm e seus pneus Super Deluxe Ultimate RT3 shock. Ambos são feitos para aguentar bem as pancadas da descida e te manter firme durante o trajeto.

Além disso, ela possui um sistema de transmissão da SRAM, o SRAM GX, que te ajuda a manter o pedal no ritmo independente da velocidade.

Trek é uma empresa muito conhecida pelo capricho estético, que fica claro no modelo Rail 9. Dê mais uma olhada:

bike trek downhill
Encara uma descida em alta velocidade com essa bike?

Existe também um aplicativo da empresa feito para te ajudar a ajustar a bike quando necessário, o que ajudará muito os e-MTBikers de primeira viagem.

Mercado em ascensão

Segundo a Red Bull, o crescimento da utilização das bicicletas elétricas aconteceu principalmente na locomoção do dia a dia. Na Holanda as vendas cresceram 44% em 2019, enquanto na Itália, foram vendidas 173 mil elétricas em 2018 e na França, 135 mil. Isso mostra que há bastante trocas de carro por e-bikes acontecendo na Europa.

Mas na categoria e-MTB não é diferente! Sempre estão chegando novos motores e outras tecnologias que fazem essa área do Mountain Bike decolar.

motor electric mountain bike
e-MTB é uma realidade e está mais forte do que nunca.

Então fique de olho que essa pode ser sua nova paixão em futuros pedais, e bons treinos!

Deixe seu comentário