Xiii…. vou pedalar por longas distâncias, e agora?

Você está se preparando a meses para alcançar os tão sonhados 10, 50 ou 100km percorridos de bike, mas na hora H, não consegue chegar nem na metade do percurso.  

Se você se sente frustrado por ver todas as suas tentativas em vão, chegou a hora de descobrir como se preparar para percorrer longas distâncias de bike da melhor forma. 

Nesse post você descobrirá 4 dicas fundamentais para ampliar o seu potencial nas pedaladas, vamos juntos virar a chave de uma vez por todas e tornar esse desafio pessoal em vitória?

Dica número 1: Nem tudo é só pedalar 

Atenção ao seu condicionamento físico, pois sem ele é quase impossível manter um ritmo adequado.

Para que você consiga percorrer longas distâncias você precisa aumentar a produção de oxigênio no seu organismo, e para isso nada melhor do que exercícios aeróbicos. 

Por isso, o ideal é que o ciclista pratique pelo menos um tipo de exercício aeróbico constante durante a semana .

Segue alguns exemplos de exercícios que você pode fazer ai mesmo da sua casa e com zero investimento: 

Invista em atividades aeróbicas

Dica número 2: Conforto é essencial 

Pode parecer estranho, mas o famoso “uniforme do ciclista” tem mais funções do que você imagina, e com elas é possível encarar sol, chuva, desconforto e incômodos musculares.

O que você não vê, o corpo não sente

Outra função importante é que com a roupa certa o ciclista vai ter maior liberdade dos movimentos corporais, além de proteger você contra os temidos raios ultravioleta (UV-A e UV-B). 

Não podemos deixar de mencionar também que as cores e fluorescência dos tecidos foram pensadas estrategicamente para te destacar, por exemplo, durante um pedal noturno entre os veículos e evitar, assim, acidentes.

E agora vem a temida pergunta: sabendo de todos os benefícios para comprar esses trajes, como fazer a escolha certa? 

Invista em luvas de ciclismo, roupas com bolsos mais seguros, tecidos com versatilidade de clima e sapatilhas adequadas para garantir estabilidade no pedal.

Se quiser saber mais sobre sapatilhas de ciclismo, leia nossos outros artigos: Como escolher as melhores sapatilhas para mountain bike e As melhores sapatilhas de Mountain Bike

Dica número 3: Cuidado com a mente! 

A mente também faz toda a diferença durante a sua preparação. Muitas vezes, a linha de chegada pode parecer apenas um “sonho”, e por essa razão você permite que a autssabotagem te domine.

                              Acredite, você também vai conseguir..

O cérebro pode ser mais forte do que seu corpo

Cuidado com os pensamentos negativos. Por mais que percorrer longas distâncias possa parecer assombrosa, não desista! 

A ansiedade é um dos grandes obstáculos que pode te impedir de conquistar o seu objetivo, 

DICA DE OURO: se livre de distrações e tornará a atividade mais eficaz.

Tenha em mente que, como qualquer outra atividade desafiadora, você vai enfrentar dificuldades no meio do caminho (seja ela física ou mentalmente) e portanto não trace objetivos complexos logo em um primeiro momento. 

Respeite as suas limitações! 

Dica número 4: A revisão final 

Por último, mas não menos importante, realizar a última vistoria na bicicleta é fundamental para o seu pedal ocorrer sem imprevistos. 

Calibrar os pneus, regular os freios e os câmbios, checagem das peças e alinhamento das rodas são algumas das principais atitudes que você deve ter antes de colocar o pé no pedal. 

E para te ajudar nisso, nós preparamos um Curso online de Manutenção de Bicicleta, para conhecer basta clicar aqui. 

Agora que tudo está pronto, é só cair na estrada! 

Agora que você aprendeu o passo-a-passo de como se preparar para percorrer longas distâncias, me conta nos comentários: você já alcançou a sua marca de 10,50 ou 100 km? Como foi, me conta aí..

TMJ

Deixe seu comentário